Notícias

  • 21 de fevereiro

    Terra participa dos 20 anos da FEBRACT

    A Terra da Sobriedade participou das comemorações dos 20 anos de fundação da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas – FEBRACT, no dia 19 de dezembro de 2010, em Campinas, representada por Ana Luiza e Ronaldo, que celebraram, com seus grandes amigos e mentores, a vitória de muitos anos de trabalho pela organização das comunidades terapêuticas. 

    Com a presença de seus fundadores - Pe. Haroldo Rahm, Prof. Saulo Monte Serrat, Pr. Edmundo Muniz, Ronaldo Viana; de diretores e amigos como Mara Menezes, do Amor-Exigente – a solenidade ocorreu num clima muito fraternal e contou com discursos que relembraram a história da federação e apresentaram os desafios futuros. Por exemplo, a reorganização da diretoria, cujos fundadores começam a passar a administração para a nova geração, que assume o desafio de fazer reconhecer a representatividade dessa federação nas políticas públicas sobre drogas.

    No final dos anos 80, quando ainda não havia nenhum tipo de ação governamental sobre drogas, nem normatização que regulasse o funcionamento das comunidades terapêuticas no país, foi articulada e fundada a FEBRACT, para organizar as entidades e colaborar na consolidação e expansão de seus programas; prestar-lhes assistência, oferecendo capacitação sobre o tratamento em comunidade terapêutica e favorecer o intercâmbio de experiência entre seus membros. Tratava-se de uma das primeiras ações de organização política na área da dependência química no Brasil.

     

    Expansão e fortalecimento

    Fundada em  16 de outubro de 1990, a federação tem como finalidade principal congregar as comunidades terapêuticas e outros grupos com atividades afins, que tenham como objetivos a prevenção, a recuperação e a reinserção social dos dependentes químicos e representá-las junto aos poderes públicos ou órgãos não governamentais, nacionais ou estrangeiros, em assuntos de interesse comum.

    O ‘Centro de Formação e Treinamento’, aberto pela instituição em 1994, ao longo de sua existência já capacitou mais de 10 mil alunos pertencentes a comunidades terapêuticas filiadas ou não.

    Entre suas muitas ações, a FEBRACT participou da elaboração da Resolução 101/2001, da Vigilância Sanitária, que normatiza o funcionamento das comunidades terapêuticas e cuja atual revisão também vem contando com sua contribuição, além de ter organizado, em 2008, o 1º encontro do Fórum Brasileiro do 3º Setor sobre Drogas, que reuniu 501 participantes de 14 estados brasileiros, integrantes das maiores organizações desse segmento no país.

    Atualmente vem trabalhando no programa de expansão, com a criação e o fortalecimento das Delegacias Regionais nas Regiões Centro-Oeste (Brasília), Sudeste (Jundiaí) e no estado de Minas Gerais (Belo Horizonte). Através destas Regionais pretende elevar o nível de atendimento das comunidades e ampliar o numero de filiadas.

     

     A Terra da Sobriedade é uma de suas 119 federadas e constitui a sede da Delegacia Regional MG, que tem Ronaldo Viana como Delegado e que, através de Ana Luiza Viana, representa a FEBRACT no Conselho Estadual Sobre Drogas de MG - CONEAD.